Você provavelmente já teve dificuldade de encontrar algum tipo de produto vegano, mas felizmente o mercado tem se adequado cada vez mais ao crescimento do veganismo no Brasil e novas marcas sensacionais surgiram.
Uma pesquisa feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira estima que há 7 milhões de veganos no país.
Como os hábitos veganos ultrapassam a alimentação, empresas estão cada vez mais alinhadas com a proposta de movimentos como a PETA e o GreenPeace, e algumas buscam inovar tanto nos materiais utilizados quanto nos processos de produção, para serem mais sustentáveis.
Produtos eco-friendlyPrimeiro passo para ficar por dentro da moda é buscar por tecidos que sejam livres de insumo animal e produtos químicos. Alguns exemplos comuns:
- Piñatex: é uma imitação de couro, porém feita de abacaxi! As fibras são extraídas das folhas, que são geralmente desperdiçadas. É um tecido leve e flexível, podendo ter costuras;
- Muskin: Totalmente sem químicos, é um couro vegetal e 100% biodegradável. O fabricante garante que é a prova d'água e não permite a proliferação de bactérias. É bastante utilizado para carteiras, relógios, chapéus, braceletes e até palmilhas.
- Fibras de Cânhamo: Opção para quem gosta de tecidos parecidos com algodão, mas sem uso de inseticidas e produtos químicos. Fora que o cultivo de cânhamo não gasta tanta água quanto o do algodão, e é uma erva daninha que cresce em qualquer lugar e rápido.
Calçados veganosNesse quesito há opções para todos os gostos. Marcas como Insecta shoes oferece produtos feitos a partir de garrafas de plástico e retalhos de roupas usadas para criar as estampas. A marca oferece sandálias, chinelos, botas e muito mais.
Outra famosa no brasil é a Joya da Terra, que cria calçados incríveis, com estampas únicas, e que são feitos com fibra de coco, sem uso de materiais sintéticos, à mão e em edição única.
Outras marcas veganas produzem coturnos de alta qualidade.
Roupas e acessóriosLuz na passarela, que lá vem ela: a moda sustentável! No Brasil há um movimento ainda tímido, mas que toma força, em relação às roupas feitas com matéria prima natural e sustentável. São camisetas, calças e até lingeries produzidas com algodão orgânico.
Uma tendência é a criação de peças que misturem garrafas PET, retalhos e tintura natural, como as criadas pelo estilista Gustavo Silvestre.
As bolsas veganas são mais fáceis de encontrar, mas é importante ver os detalhes, como o uso de papel semente, embalagens recicláveis e couro sintético.
Para quem ama brincos, colares e pulseiras, há opção de produtos artesanais, o uso de coco é bastante comum, mas também há opções em acrílico, fibras de juta, reciclagem de câmaras de ar de pneu e laminado PU.
Quer saber ainda mais sobre as tendências? Confira nossa seção sobre veganismo. Talvez seja difícil começar pela alimentação, então aproveite para colaborar utilizando produtos que sejam sustentáveis, reciclados e sem uso de insumo animal.
Opções lindas e acessíveis não faltam e muitas marcas brasileiras de qualidade estão aí para comprovar.