Com o avanço da pandemia do COVID-19 pelo mundo, o uso de máscaras se tornou indispensável para todos os indivíduos, especialmente se eles se encontram em ambientes fechados e com várias pessoas.
Muitos podem achar o acessório um exagero, ou mesmo uma “moda” passageira, mas segundo as previsões dos cientistas, o item vai durar por muitas estações ainda. Então, a melhor opção no momento é se garantir e adquirir o modelo mais adequado às suas necessidades. Afinal, nem todas as máscaras são iguais.
Abaixo você confere os 5 tipos existentes de máscaras, quais seus usos e limites, além dos sites onde você pode adquiri-las sem precisar sair de casa.
1 - Máscaras de esponja
São itens puramente estéticos que, infelizmente, não apresentam nenhuma eficácia de proteção. Não são recomendadas por nenhum órgão de saúde – nem por nós.
2 - Máscaras de tecido
Podem ser usadas como itens de proteção, mas precisam ser feitas com várias camadas para terem eficácia. Seu mecanismo é reduzir a exposição das outras pessoas às gotículas expelidas pelo usuário, evitando assim que alguém doente contamine indivíduos ao seu redor.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, essas máscaras têm maior eficiência quando feitas de tecidos de algodão. Como bônus, são ecologicamente viáveis por serem reutilizáveis e não usarem plásticos em sua composição.
Onde comprar?
Máscara de Proteção Needs 100% Algodão
Kit 10 Máscaras Tecido Duplo Algodão
Kit 10 Máscaras 100% Algodão Forro Duplo
3 - Máscaras com filtro de carbono ativado
Embora pareçam mais eficazes por conter um filtro, elas só realizam a filtragem de pó e poluição, não sendo boas escolhas contra vírus. No contexto da atual pandemia, elas podem ser usadas, mas oferecem praticamente o mesmo nível de proteção que as máscaras de tecido – ainda que sejam mais caras e mais difíceis de encontrar.
Máscara com filtro de carvão ativado
Máscara de poeira com dois filtros
4 - Máscaras cirúrgicas
São acessórios descartáveis que fornecem proteção ao reduzir tanto a exposição das outras pessoas às gotículas expelidas pelo usuário quanto a exposição de quem as usa frente a partículas maiores que podem conter vírus ou bactérias. São feitas com TNT (tecido não tecido) e, apesar de oferecer certo nível de segurança, não seguram partículas microscópicas que circulam no ar.
Máscara facial descartável TNT 100 unidades
Máscara cirúrgica 100 unidades Bompack
5 - Respiradores
O modelo FFP3 é o mais eficiente contra partículas que circulam no ar, podendo reter até 99% delas. O modelo FFP1 consegue impedir a passagem de até 80%, enquanto o FFP2, 94%. Os respiradores também são chamados de máscaras N95.
Feitos de microfibra sintética, esses itens devem ser usados apenas por profissionais da saúde no tratamento de pacientes contaminados ou suspeitos de estarem contaminados.
Devido à sua alta demanda e escassez nos hospitais, onde são mais necessários, não incentivamos sua compra.