Para se ter ideia do seu tamanho, a data consegue superar, em valor de compras, a Black Friday e a Cyber Monday juntas, movimentando bilhões de dólares todos os anos. Só em 2018, foram mais de US$ 30 bilhões arrecadados em meras 24 horas.
O festival é uma criação de Jack Ma, CEO do Grupo Alibaba (responsável por gigantes do comércio eletrônico asiático, como o Tmall e o Aliexpress). Em 2009, Ma teve a ideia de promover sua plataforma de venda online, Tmall, durante o Singles’ Day. O resultado, como se pode ver, foi incrivelmente positivo.
Desde então, a data se tornou menos uma celebração dos solteiros chineses e mais um dia especial de descontos e compras online. Além do Tmall, vários outros sites de comércio eletrônico também aderiram ao evento, tornando-o, todo ano, um recordista de vendas.
No Dia dos Solteiros (Single's Day), os internautas gastam bilhões de dólares nos mais diversos produtos, indo desde roupas, maquiagem e cosméticos até dispositivos eletrônicos de ponta e carros. Marcas asiáticas como Xiaomi, Huawei, Uniqlo e ONLY são as mais procuradas da data, rendendo lucros astronômicos às empresas mesmo com os descontos incríveis disponíveis aos consumidores.
Falando em descontos, no Singles’ Day, é possível encontrar abatimentos de até 70%, além de várias outras vantagens mais, como brindes, promoções do tipo “compre um, leve dois” e frete grátis. Para os brasileiros, é a oportunidade perfeita para fazer as comprinhas do final do ano, já que, em geral, as importações da China demoram cerca de um mês para chegar ao Brasil. Então vale a pena dar uma passadinha no Aliexpress em novembro e se render a essa enorme liquidação dedicada aos solteiros.
E se você também tem uma preocupação social, a data ainda traz outro viés positivo. Enquanto os internautas se deliciam com os preços baixos, o mercado é aquecido com muitos novos empregos e oportunidades para que os trabalhadores possam ganhar um extra no dia. São mensageiros, organizadores de estoque e funcionários dos correios trabalhando ativamente para realizar a entrega de milhões de compras a partir de milhares de armazéns pelo país.
O festival se tornou algo tão grande para o Grupo Alibaba que, atualmente, é uma tradição organizar no dia 11 de novembro uma festa de gala para celebrar a data, com direito a transmissão ao vivo e um telão com os números de vendas atualizados em tempo real.
Para ilustrar o tamanho do evento, entre as atrações da edição de 2018, estiveram a participação da cantora norte-americana Mariah Carey, da supermodelo australiana Miranda Kerr e da mais que famosa companhia canadense Cirque du Soleil. Chique no último, não é mesmo?